UAARE – AECCB


Candidatura Escolas UAARE – AECCB em primeiro lugar

Candidatura Escolas UAARE AECCB em primeiro lugar

No dia 11 de abril de 2020, em resposta ao edital disponibilizado pelo Ministério da Educação, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) entregou a sua candidatura ao “Programa UAARE”, em virtude de já estar a trabalhar, no presente ano letivo, com o Projeto Especial Alunos-Atletas Externos às Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

Foi uma alegria enorme, quando vimos a ordenação das candidaturas a nível nacional, ao Programa UAARE para o ano letivo 2022/2023, pois ficamos em primeiro lugar, qual trará claro benefício para o desenvolvimento do processo de formação dos alunos-atletas. O AECCB está de parabéns pelo extraordinário trabalho desenvolvido, em equipa, ao longo do presente ano letivo.

Foi importante para o sucesso da nossa candidatura: o apoio incansável da direção do Agrupamento, a excelente parceria com o Município, que permitiu equipar a Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) com equipamentos de última geração (considerada a melhor da rede nacional UAARE); o magnífico trabalho desenvolvido pelos diretores de turma e os professores dos diferentes conselhos de turma, no apoio aos nossos alunos-atletas; os professores da sala SEAM, que sempre mostraram disponibilidades para ajudar os alunos, quer presencialmente, quer à distância,  muitas vezes em horários pós laboral. Os pais, os clubes, os interlocutores desportivos e os treinadores, também, merecem o nosso reconhecimento, pois todos contribuem para este sucesso.

Não poderíamos deixar aqui uma palavra especial para os principais protagonistas da UAARE, os nossos alunos – é para eles que trabalhamos diariamente, com prazer, entusiasmo e paixão. Eles merecem todo o nosso carinho e ajuda, são verdadeiros guerreiros. Para além da escola, dedicam imensas horas, diariamente, ao seu desporto. Fazem-no com motivação, empenho, dedicação, resiliência e muito esforço. As suas rotinas diárias são muito duras. Há alunos que treinam de madrugada, vão para a escola e ainda treinam ao final do dia. Chegam a casa cansados e ainda têm de cumprir com as tarefas da escola, como todos os outros, e, muitas vezes estudar, para as avaliações, pois não podem falhar, na escola e no desporto!

A resiliência dos nossos alunos-atletas, é apresentada, com muito orgulho, como se comprova pelos seus resultados escolares, no 2.º período. No ensino secundário, verificamos uma média de 17,4, com 100% de sucesso escolar. No ensino básico, verificamos uma média de 4,1, com 98% de sucesso escolar. Em todos os ciclos a média do segundo período foi superior à do primeiro.

Como professor acompanhante resta-me agradecer a todos, que contribuíram diariamente para o sucesso destes jovens, na conciliação da carreira académica com a desportiva, com resultados fantásticos, na escola e no desporto. Temos assim, alunos mais felizes com a escola e com o desporto, pois vêm que é possível conquistar medalhas em ambos os lados.

E nunca se esqueçam, “Somos todos UAARE”.

Paulo Pereira, professor acompanhante UAARE