Ser aluno-atleta



Mafalda Lopes Guedes de Araújo

Mafalda Lopes Guedes de Araújo

Ser aluno-atleta UAARE é ter o privilégio de pertencer a uma família.

Entrevista conduzida por Paulo Pereira, Professor acompanhaNte.

Mafalda Araújo, aluna do 12.º ano de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, é atleta de Ténis, na Escola de Ténis da Maia. É uma das alunas do Agrupamento que, este ano letivo, foi integrada no projeto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE). Através de entrevista, fomos conhecer melhor a Mafalda, atleta de alto rendimento na modalidade de ténis, com um palmarés de excelência na modalidade e no seu desempenho académico.

O que é ser aluno-atleta UAARE?

Ser aluno-atleta UAARE é ter o privilégio de pertencer a uma família repleta de alunos dedicados, determinados e bem-sucedidos, e de professores que, para além de excelentes profissionais, são amigos e estão sempre prontos a ajudar. É um grupo muito bonito que me faz sentir que nunca estou sozinha e me dá um apoio enorme na conciliação do meu desporto, o ténis, com a escola.

É fácil conciliar a carreira académica com a carreira desportiva?

Conciliar a carreira académica com a desportiva não é tarefa fácil, é necessário muita disciplina, muita organização e muito foco. Se queremos ser simultaneamente bons atletas e bons estudantes temos de ter a consciência de que é necessário abdicar de alguns momentos de lazer para que esta conciliação seja possível. Enquanto um aluno que não tem nenhuma atividade pode dar-se ao luxo de descansar depois das aulas e só depois ir estudar e fazer trabalhos de casa, um aluno-atleta UAARE não se pode dar a esse luxo, porque depois tem treinos, chega a casa tarde e já não tem tempo. Existe um convívio entre amigos num fim de semana antes de um teste: um aluno sem atividades pode ir, porque conseguiu preparar-se durante a semana; já um aluno-atleta UAARE, mesmo que não tenha competições, se calhar não pode ir, porque durante a semana tem treinos e não tem muito tempo para se preparar para o mesmo teste. No fundo, é necessário saber gerir bem o tempo.

Quantas horas treinas diariamente?

Descrevendo a minha experiência pessoal, eu treino, diariamente, entre 2h a 4h de treino técnico e mais 1h de treino físico. Habitualmente, um dia da minha rotina consiste em acordar cedo para ter aulas de manhã, no fim das aulas vou para casa, almoço, faço as coisas que tenho para fazer da escola e vou treinar ao fim da tarde. Chego a casa por volta das 21h30, janto, tomo banho, preparo as coisas para o dia seguinte e vou dormir. Também existe um dia da semana em que, como só tenho aulas às 10h, acordo por volta das 6h30 para ir treinar das 8h às 9h30, depois tomo banho rápido, vou para as aulas; no fim das aulas vou para casa estudar e ao fim do dia vou outra vez treinar. Como é percetível, sobra-me pouco ou nenhum tempo para descansar.

Quais as vantagens que tiveste por pertenceres à UAARE?

Pertencer à UAARE deu-me a vantagem de ter maior compreensão e flexibilidade por parte dos professores, em relação à alteração da data de avaliações ou da entrega de trabalhos. Tenho mais apoios, no que toca à recuperação de matérias que ficaram em atraso, devido a ausências para competições ou onde tenho dificuldades e, para além desse maior apoio por parte dos meus professores de disciplina, tenho ainda a oportunidade de ter um apoio extra por parte dos professores da UAARE.  Também posso utilizar as valências da Sala de Estudo Aprender+, o que dá imenso jeito.

Quais os teus principais resultados desportivos deste ano letivo?

Ao longo deste ano letivo, já fui campeã nacional de equipas sub-18, vice-campeã nacional de equipas seniores e ganhei vários torneios internacionais. Recebi hoje, ainda, a convocatória para o estágio da seleção nacional de sub-18.

Quais os teus objetivos académicos e desportivos para o futuro?

Para o futuro, tenho o objetivo de entrar na universidade, no curso de medicina, e tentar conciliar ao máximo com o ténis.

Quais os conselhos que podes dar aos novos alunos-atletas UAARE?

Os conselhos que eu posso dar aos novos alunos-atletas UAARE é para nunca terem medo nem vergonha de pedir ajuda, quando a necessitarem. Sempre que se sentirem atrapalhados, peçam ajuda ao Professor Acompanhante e ao vosso diretor de turma que eles dar-vos-ão os melhores conselhos e irão ajudar-vos da melhor maneira possível. Sempre que se sentirem stressados ou não se sentirem confortáveis com a data de uma avaliação ou entrega de trabalho, falem com eles e com o vosso professor de disciplina. Aproveitem e usufruam de todos os apoios que têm para alcançarem os vossos objetivos. Informem sempre o Professor Acompanhante e os professores de todas as ausências e de todos os testes, quanto mais comunicação houver entre vocês melhor será a ajuda fornecida. E o mais importante: esforcem-se, apliquem-se e divirtam-se, porque no fim tudo vale a pena!

Entrevista conduzida por Paulo Pereira, professor acompanhante UAARE


Sofia Quintela de Castro

Sofia Quintela de Castro

São poucas as escolas que apostam no desporto

Entrevista conduzida por Paulo Pereira, Professor acompanhaNte.

Sofia Castro, aluna do 12.º ano de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, é atleta de Futsal, no Futebol Clube de Vermoim, e, dado o seu rendimento desportivo promissor, este ano letivo, foi integrada no projeto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE). Através de entrevista, fomos conhecer melhor a Sofia, a atleta e a aluna de alto rendimento.

O que é ser aluno-atleta UAARE?

Um aluno UAARE é um aluno persistente, pois aparecem muitos obstáculos pelo caminho. É organizado, porque tem de conciliar a escola com o desporto e também com a vida pessoal. É competitivo, tanto no desporto que faz, como na escola. Por último, deve ser ambicioso, porque o objetivo é chegar ao topo.

É fácil conciliar a carreira académica com a carreira desportiva?

Admito que não é fácil, é por isso que digo que um aluno UAARE tem de ser organizado e tentar conciliar os estudos com os treinos. Por vezes, temos de tirar um bocado do nosso tempo de lazer para repor, ou na vida académica ou na vida de atleta, mas no fim, se os objetivos forem alcançados, até sabem melhor!

Quais as principais qualidades que deve ter um aluno-atleta UAARE?

Deve ser um aluno que vai à luta e que não atira a toalha ao chão. Tem de ser um aluno dinâmico, responsável, organizado, ambicioso por metas e objetivos traçados e solidário com os seus colegas.

Quantas horas treinas diariamente?

Normalmente, treino entre 1:30h a 2:30h por dia. Treino três vezes por semana ginásio (treino individual) e duas vezes treino em equipa (coletivo), fora os jogos, nos dois escalões, em que participo (seniores e juniores). Resumindo, o desporto acompanha-me a semana toda.

Resume o teu dia-a-dia/semana (escola/desporto)

Acordo de manhã pelas 7:15h, venho para a escola, por volta das 8:00h, mas só tenho aulas às 8:20h, tenho aulas, normalmente, até à 13h05. Almoço e aproveito a tarde para me dedicar ao estudo que é a única altura em que o posso fazer. À noite vou para o treino ou de ginásio ou coletivo e chego por volta das 22h a casa.  Janto algo leve, preparo a mochila para o dia seguinte e vou dormir. Isto durante a semana… Ao fim de semana, os jogos costumam ser de tarde, aproveito as manhãs para estudar e as noites para estar com a minha família ou amigos.

Quais as vantagens que tiveste por pertenceres à UAARE?

Com este projeto tive a oportunidade de adiar testes, quando tive estágios da seleção ou da equipa e também pude ter apoios ou para repor a matéria a que faltei ou para consolidar as matérias em que tinha mais dificuldades.

Quais os teus principais resultados desportivos deste ano letivo?

Esta época não foi muito positiva, porque tive algumas lesões que me afastaram algum tempo, mas consegui ir a dois estágios da seleção nacional. Agora resta-me ver onde errei e melhorar para a próxima época.

Quais os teus objetivos académicos e desportivos para o futuro?

Os meus objetivos são entrar na faculdade, no curso que pretendo, continuar a ir regularmente à seleção e continuar a jogar, na primeira divisão de futsal feminino.

Quais os conselhos que podes dar aos novos alunos-atletas UAARE?

Diria para aproveitarem esta oportunidade única, porque são poucas as escolas que apostam neste projeto e também no desporto; para honrarem a equipa UAARE, como vários alunos o fazem diariamente, e que levem a sério este projeto que tem como objetivo ajudar os atletas.