https://uaare.dge.min-educ.pt/pt
A nossa história UAARE
Ano letivo 2021-2022
No ano letivo 2021-2022, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) teve a possibilidade de trabalhar um Projeto Especial de Alunos-Atletas (AA) Externos às Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), podendo oferecer um suporte estrutural à conciliação da carreira dupla de AAs de alto rendimento.
Sendo um Projeto Especial, podiam estar integrados AAs de nível I com estatuto de alto rendimento (Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro) e nível II, integrados nas seleções nacionais ou outras representações desportivas nacionais (Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril).
Foi destacado como Professor Acompanhante (PA), Paulo Pereira, professor de educação física, para coordenar todo o projeto UAARE.
Foi preparada uma equipa pedagógica UAARE, para trabalhar na Sala de Estudo Aprender + (SEAM), constituída por uma psicóloga e vários docentes de diferentes áreas disciplinares, nomeadamente, aquelas onde os alunos poderiam revelar maiores dificuldades de aprendizagem, com o propósito de fazer o acompanhamento académico dos AAs, prestando-lhes todos os apoios pedagógicos e psicopedagógicos necessários.
Como o ano letivo estava em curso, não existindo um trabalho de preparação no ano letivo anterior, houve a necessidade de acelerar todo o processo, para se garantirem as condições necessárias ao sucesso da UAARE do AECCB.
No dia 15 de setembro, o diretor do AECCB, Carlos Teixeira, recebeu a equipa UAARE, com a presença do Coordenador Nacional UAARE (CNU), prof. Víctor Pardal, do Coordenador Regional (CRU), prof. Pedro Seco e do responsável da Equipa Pedagógica de Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem (EPDAA) da Zona Norte, prof. Filipe Castro, para uma reunião, onde foi apresentado, o prof. Paulo Pereira, PA do AECCB. Os representantes da UAARE apresentaram o projeto e as suas principais linhas orientadoras, alicerçadas na Portaria n.º 275/2019, de 27 de agosto.
Perante o exposto, apercebemo-nos que o AECCB, tinha todas as condições para desenvolver um bom trabalho e que estaria à altura do desafio.